quinta-feira, 26 de junho de 2014

Beethoven - Sonata para Violoncelo e Piano op. 69

Beethoven compôs a Grande Sonata para Violoncelo e piano op.69 em Lá Maior entre os anos 1808-09 e podemos encaixa-la cronologicamente no período que podemos chamar de segunda maturidade Musical (1802-1812). Se tivermos em mente que quando essa obra obra foi composta Beethoven já tinha escrito as sonatas para violoncelo op. 5 e as nove sonatas para violino, incluindo a Kreutzer, podemos entender a importância dessa obra, pois foi uma volta para a escrita de música de câmara para instrumento e piano.
O tema de abertura, com o violoncelo solo em registro grave se mostra com um intervalo de tônica - dominante que segue para o fá sustenido é de grande importância motívica e será utilizado no decorrer do movimento de diversas maneiras. Assim que a introdução da peça termina, o compositor utiliza-se do motivo da abertura na tonalidade de lá menor mas com o tema na melodia do piano.
Na entrada do desenvolvimento da sonata esse mesmo motivo é utilizado dentro da tonalidade de fá sustenido menor, sendo visto pelo acorde da dominante do novo tom, Dó sustenido maior. (Dó # - Sol # - La).
Essa sonata mostra um claro equilíbrio  entre os dois instrumentos com a alternância de função, acompanhamento - solo.

 No link, Jacqueline du Pre e Daniel Barenboim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário